Data: 19/08/2017 a 20/08/2017.
Local: Speedway Music Park - Balneário Camboriú - SC.
VDABLIO RACING 2017
Texto e Fotos: Pedro Lessa
Um dos eventos mais aguardados pelos amantes dos motores VW a ar no Brasil, a quarta edição do VDABLIO Racing reuniu mais de 800 expositores e 150 competidores na prova de arrancada em 201 metros, dividida em 11 categorias por tempo e tipo de preparação.
A pista do Speedway Music Park, em Balneário Camboriú (SC), foi o palco escolhido para receber os entusiastas nos dias 19 e 20 de agosto. Aliás, segundo a organização, os expositores e pilotos que marcaram presença vieram de oito estados e 50 cidades diferentes, além de terem rompido as barreiras do Brasil: também estiveram presentes veículos que vieram do Paraguai, Argentina, Urugai, Venezuela e México. Aos que subestimam os VW Boxer: a maioria deles veio rodando até o evento!
Com tanta gente vindo de tanto lugar, é de se imaginar que o clima do evento foi repleto de fraternidade: velhos amigos se reencontravam e novos amigos se conheciam. A parceria e a disposição em ajudar era generalizada. Todos estavam ali pelo mesmo propósito: diversão e amizade.
Para o público presente, além dos carros expostos e acelerando, também estava à sua disposição uma praça de alimentação com diversas opções, além de lojas de peças, acessórios, mercado de pulgas e stands de lojas conceituadas do ramo, tais como Restaurakar, Ragtop, Imohr, Militec-1 e um stand com produtos da VDABLIO.
Na pista, o show foi garantido durante todo o sábado, que permaneceu com céu nublado, sem chuva. Leonardo Knupp, com o Fusca "Smurf" turbo que ainda utiliza dupla carburação Weber e é alimentado por etanol (sim, álcool de posto!) fez o tempo mais rápido da prova: 6s645 a 171km/h. Knupp ficou em segundo colocado na categoria 6 segundos, atrás apenas do Buggy de Bernardo Batista da Street Race, que foi mais rápido na reação e levou o troféu.
Eduardo Dutra e Alfredo Montecelli também protagonizaram belas puxadas e fizeram o berro dos motores aspirados de grande cilindrada, sobrealimentados por óxido nitroso, ecoarem por alguns quilômetros.
Outra informação interessante: o carro mais antigo que competiu na reta com 201 metros de aceleração foi a VW Kombi pickup 1954 de André Takeda da Restaurakar, que ficou em 4º lugar na categoria 12 segundos.
Confira abaixo os vencedores de cada categoria:
Categoria - Piloto - Tempo de Pista
13 segundos (13s) - Lucas Magalhães - 13s032
12 segundos (12s) - Adilson Claudemir - 12s019
11 segundos (11s) - Marcelo do Vale - 11s013
10 segundos (10s) - Emerson Dara - 10s343
9 segundos (9s) - Marcelo Cirico - 9s368
8 segundos (8s) - Ricardo Alves - 8s031
7 segundos (7s) - Danilo Motta - 7s232
6 segundos (6s) - Bernardo Batista - 6s667
Força Livre (FL) - Eduardo Picaski - 6s792
Kombi Aspirada (KA) - Jorge Pacheco - 13s824
Kombi Turbo (KT) - Julio Hubert - 9s995
Street Modificado (ST) - Cristian Weber - 8s009
Abaixo, confira fotos e vídeos do evento:
© Copyright 2001-2025 - Autodynamics - O portal da Arrancada no Brasil.