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Carros de Leitores: Gol BX Air Cooled Turbo 1.9

  • Carros de Leitores: Gol BX Air Cooled Turbo 1.9

Quinta-Feira, 03 de Dezembro de 2015.

Carro: Gol bx - Ano: 1983 

Proprietário: Paulo Henrique Moreira de Araújo

Cidade: são Paulo - Estado: SP

Tipo de Alteração / Preparação: motor 1900 cc a ar injetado turbo

História do carro: olá meu nome é Paulo Henrique . Apenas mais um gearhead viciado em automobilismo e aqui venho contar a história do meu carro um tanto quanto diferente nesse nosso meio que é a arrancada.

Meu Gol BX, diferentemente de muitos que procuram o know how brasileiro em motores AP foi garimpado com o intuito de ser algo diferente nas categorias de tração dianteira, então não foi por falta de opção e sim por escolha, então começando desse ponto por mais de dois meses comecei a pesquisar e procurar um exemplar que não estivesse integro, porém a um preço legal e sim com sua estrutura integra 

O Exemplar: um dia consegui achar um gol que em fotos parecia com a saúde em dia, principalmente estrutural, e o achei, lugar? Extremo leste paulista, e toca eu ir andar um pouco de trem. 

Depois do tormento de 2 horas confinado que nem sardinha cheguei, chequei, e decidido na hora consegui negociar e levar o exemplar para casa isso em 2012, ele era cinzento, sem graça, com a frente alterada, "CALOTAS orbitais urgh!", mecânica cansada, porém era o que eu queria estrutura impecável e todo lacradinho. Atravessando são Paulo decidi ainda rodar um pouco com ele antes de entrar de cabeça no projeto sabendo das dificuldades que nós que somos apaixonados por motor aircooled enfrentamos no Brasil principalmente no âmbito peças e preparadores

O ano de 2013 chegou então bora parar o carro e começar o projeto já que estava mais que atrasado por diversos contratempos... Desmonta... Decapa... Deixa no metal... Analisa se tudo esta como o planejado... Escolhe uma cor (verde west gm caia bem nele ... esse detalhe vai entrar na história mais tarde) e pronto ...carro lindo e pronto para ser montado novamente .

como eu ainda queria uma coisa mais pacata ele ainda rodou só com um comandinho mais alto e 2 solex 40 de opala um tempo e todo montadinho . Até o final do ano que chegou a hora de montar o projeto. 

Achado o preparador, e como muitos aqui já criaram um laço familiar com os seus, aqui não foi diferente, então escolhi um preparador das imediações especialista em motor a ar aqui de perto, loro preparações, um cara muito humilde que manja horrores de aircooled e inclusive tem um fusquinha que também corre nas provas. A receita? Um básico 1600 apenas com vira forjado e uma turbininha pequena para encher rápido e poder usar o torque do motor a ar em seu favor.

Com isso em 2014 comecei a voltar a um lugar que era minha vida antes... Interlagos, aquela reta, e aquela noite, inesquecível para eu voltar a acelerar na reta (sim já tive outro gol AP que só brincava no antigo campeonato paulista de arrancada que graças ao deus da velocidade voltou esse ano) lá aquela noite eu re vi amigos e voltei mais uma vez a acelerar... O tempo 10.920. Não se classificou nem entre os 32 da categoria racha... Fiquei triste? NEM FERRANDO... Cada puxada a única coisa que fazia era rir porque até então eram dois anos de batalha e com isso vero carro na pista com uma mecânica praticamente original acelerando e sim fazendo um temporal para o que tinha abaixo do capo... Foi a faísca para começar de novo.


Ainda em 2014 encostei de novo no loro, mudamos bem a mecânica, mudamos o sistema de alimentação, troquei rodas e pneus para aro 15, e fiz a suspensão no então meu novo apoio que foi e é até hoje a Gramp Car suspensões especiais (uma das coisas interessantes do meu carro, que tanto eu como as pessoas que confiam no projeto não é que eles sejam iniciantes, porém são caras que são extremamente humildes, tem um conhecimento extremo, porem não tem um renome aclamado no meio e isso é uma das coisas que eu gosto) 

Logo apos feita a suspensão, veio um anuncio que até hoje eu lembrando agora contando a história me vem lagrimas nos olhos. Que foi ler na pagina do criador desse site (meu site de cabeceira) o anuncio, a reta oposta era nossa, a arrancada ia voltar #TODOSPORUMESPORTE. E tipo, isso foi em 1 semana... Anunciaram e fizeram o treino na mesma semana

Adivinha quem era o primeiro carro da fila para acelerar? Isso mesmo meu gol. O primeiro carro a andar na nova reta de Interlagos. (lagrimas subindo nesse exato momento) e adivinha como entrei na pista? Senhor Rodrigo "Autodynamics" vieira, me fez atravessar a primeira vez a nova reta de Interlagos com a visão inteira turva... Literalmente chorando com a frase que eu até hoje lembro ao entrar e ligar meu Gol "vai lá que a reta é nossa, acelera que vc é o primeiro, e esta fazendo a história" e foi assim que subi a reta contra uma c63 imagina como eu estava dentro do carro.

E depois ainda veio a finada portal da performance de uns grandes amigos que fiz nesse tempo de apoio e que me rendeu muitos ups necessários e que fizeram o carro melhorar e muito

até ai estávamos no final de 2014 e o melhor tempo dele alçado foi em saltinho no evento dragextreme com 9,220 nos 201 metros (nada mal para um gol a ar com motor 1600 ainda com muita pouca coisa fora do padrão original) 

Parado do final de 2014 até o momento 2015 (outubro) o carro esta em sua nova fase e esta sendo totalmente remontado, para andar em 2 festivais em seguida o de Curitiba (vendo a ameaça eminente de ser o ultimo, nem que tenha que empurrar o carro nos 402 metros eu vou andar. e realizar esse sonho) e o de Interlagos, agora vindo armado de um motor 1900cc AIRCOOLED com injeção FT 500 e a nova cor verde para chamar a atenção e ser facilmente reconhecido. Espero que ele consiga ser extremamente competitivo com esse novo setup. E que logo em breve haja muito mais histórias para serem contadas.


Lotse
Injepro Displatec
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