Ricardo Maurício vence a segunda seguida na Copa Nextel Stock Car
O piloto paulista contou com a sorte para ganhar em Curitiba. Marcos Gomes segue na liderança
Curitiba (PR) Em uma jornada em que quase tudo deu certo para os pilotos comandados por Andreas Mattheis, o paulista Ricardo Maurício conseguiu sua segunda vitória consecutiva na Copa Nextel Stock Car 2008. O piloto , da Medley/WA Mattheis (Peugeot) foi o melhor da terceira etapa da competição, realizada neste domingo, dia 18, no Autódromo Internacional de Curitiba. Ricardinho completou as 52 voltas no anel externo do circuito paranaense, com 2.550 metros, no tempo de 44min54seg890, média horária de 181.875 km/h. A segunda colocação foi do também paulista Marcos Gomes, da Medley/A.Mattheis (Chevrolet), 44seg55min276, enquanto o paraibano Valdeno Brito, Medley/A.Mattheis (Chevrolet) terminou em terceiro lugar, 44min55seg650.
Com o resultado da terceira etapa, Marcos Gomes segue na liderança isolada da competição, agora com 65, seguido por Ricardo Maurício, com 64, e Thiago Camilo, da Texaco/Vogel (Chevrolet), com 42. Os três praticamente asseguraram a presença no Playoff, onde estarão os dez pilotos mais bem classificados após a oitava etapa, para brigar pelo título de 2008 da principal categoria do automobilismo nacional. A Copa Nextel Stock Car retorna no dia 21 de junho, com a etapa em Santa Cruz do Sul, a quarta das 12 programadas para a temporada.
Anel externo muito veloz, mais de 20 pilotos andando no mesmo segundo e um grande e apaixonado público 42 mil pessoas presentes - para incentivar ainda mais a disputa. Com este cenário, a terceira etapa da Copa Nextel Stock Car só poderia ter emoção de sobra e foi assim durante as 52 voltas no Autódromo Internacional de Curitiba. Valdeno Brito e Marcos Gomes, primeiro e segundo no grid, mantiveram suas posições após a largada. Aos poucos, o melhor rendimento fez com que Marcos chegasse à ponta e fosse abrindo vantagem em relação aos demais. Um bom trabalho de pit stop da equipe deixou o líder ainda mais tranqüilo.
Mas o dia não era do líder: a poucas voltas do final, ele encontrou óleo de pista e acabou escapando. Ricardo Maurício, que vinha em segundo, aproveitou o momento e assumiu a liderança até o final, garantindo a segunda vitória. Marcos em segundo e Valdeno em terceiro garantiram a festa da Medley em Curitiba. “Esta vitória foi fruto da sorte, não tenho como negar. O Marcos estava andando mais do que eu e só pude vencer porque ele acabou saindo da pista. Isso faz parte do jogo e o importante é que a equipe foi muito bem”, destacou Ricardo Maurício, que completou sua terceiro vitória na Copa Nextel Stock Car.
Marcos Gomes não escondia a frustração, mas também destacou a importância do resultado para o campeonato. “Fiquei um pouco frustrado sim, pois estava bem, administrando a corrida e acabei pegando óleo na pista. Mas não dá para ficar chateado com um pódio, ainda mais estando na frente na classificação. Agora, com a vaga no Playoff mais próxima, poderei arriscar mais nas corridas e tentar outras vitórias”, explico o líder da Copa Nextel Stock Car 2008.
Valdeno, por sua vez, festejou os primeiros pontos. “Mesmo tendo feito a pole, sabia que não estava andando no mesmo ritmo de meus companheiros e adversários diretos. Por isso, foi dormir pensando em fazer o melhor para pontuar. E o melhor foram estes 16 pontos pelo terceiro lugar. Agora é seguir trabalhando para buscar uma vaga no Playoff, mesmo que seja o décimo”, declarou o “paraibano voador”.
Resultado da terceira etapa da Copa Nextel Stock Car 2008
1º) Ricardo Mauricio (Peugeot, SP),
52 voltas em 44:54.890 (média de 177.13
km/h)
2º) Marcos Gomes (Chevrolet, SP), a
0.385
3º) Valdeno Brito (Chevrolet, PB), a
0.759
4º) Atila Abreu (Peugeot, SP), a 4.678
5º) Cacá Bueno (Mitsubishi, RJ), a
10.258
6º) Thiago Camilo (Chevrolet, SP), a
10.929
7º) Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), a
14.141
8º) Giuliano Losacco (Peugeot, SP), a
17.049
9º) Nonô Figueiredo (Mitsubishi, SP), a
20.958
10º) Julio Campos (Peugeot, PR), a
21.460
11º) Daniel Serra (Chevrolet, SP), a
23.680
12º) André Bragantini (Peugeot, SP), a
24.930
13º) Rodrigo Sperafico (Mitsubishi, PR),
a 27.769
14º) Felipe Maluhy (Mitsubishi, SP), a
36.631
15º) Luciano Burti (Peugeot, SP), a
39.108
16º) Hoover Orsi (Chevrolet, MS), a
39.723
17º) Duda Pamplona (Mitsubishi, RJ), a
49.342
18º) Carlos Alves (Mitsubishi, SP), a 1
volta
19º) Popó Bueno (Chevrolet, RJ), a 1
volta
20º) Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), a
1 volta
21º) Guto Negrão (Chevrolet, SP), a 1
volta
22º) Thiago Medeiros (Mitsubishi, SP), a
1 volta
23º) Allam Khodair (Chevrolet, SP), a 3
voltas
24º) Thiago Marques (Peugeot, PR), a 5
voltas
25º) Juliano Moro (Chevrolet, RS), a 6
voltas
26º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi, SP), a
10 voltas
27º) Pedro Gomes (Peugeot, SP), a 13
voltas
28º) Tarso Marques (Peugeot, PR), a 31
voltas
29º) David Muffato (Peugeot, PR), a 32
voltas
30º) William Starostik (Peugeot, SP), a
39 voltas
31º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi,
SP), a 39 voltas
32º) Norberto Gresse (Peugeot, SP), a 43
voltas
Melhor Volta: Atila Abreu, 50.474
Classificação do campeonato após três etapas: 1) Marcos Gomes, 65 pontos; 2) Ricardo Maurício, 64; 3) Thiago Camilo, 42; 4) Cacá Bueno, 28; 5) Átila Abreu, 24; 6) Rodrigo Sperafico e Giuliano Losacco, 22; 8) Alceu Feldmann, 20; 9) Popó Bueno, 18; 10) Valdeno Brito, 16; 11) Antonio Jorge Neto e Hoover Orsi, 15; 13) Felipe Maluhy e Daniel Serra, 13; 15) André Bragantini, 10; 16) David Muffato, 9; 17) Nono Figueiredo, 8; 18) Luciano Burti e Julio Campos, 6; 20) Pedro Gomes, 5; 21) Juliano Moro e Ricardo Zonta, 2; 23) Antonio Pizzonia, 1.
Fabio Carreira ganha na Copa Vicar em Curitiba
O piloto conseguiu a liderança na última volta.
Curitiba (PR) - Está virando rotina. Como aconteceu na etapa anterior, a última volta também foi decisiva na terceira etapa da Copa Vicar. Desta vez, porém, o campeão da etapa foi conhecido nos últimos metros do anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba. Beneficiado pela batida de Paulo Salustiano e Ruben Fontes, o paulista Fabio Carreira da RCM Motorsport (Mitsubishi), ganhou a terceira corrida do ano, completando as 42 voltas com o tempo de 40min52seg988, com média de 172.74 Km/h. Na segunda colocação ficou Alan Hellmeister, da Win Motorsport (Chevrolet), com o tempo de 40min53seg798, e, fechando o pódio, o também paulista Luiz Carreira Jr., da Carreira Racing (Chevrolet), 40min53seg69. A próxima etapa da Copa Vicar será no dia 21 de junho, em Santa Cruz do Sul (RS).
A terceira etapa da Copa Vicar foi disputada desde o seu início, quando Paulo Salustiano assumiu a liderança. A prova apresentou diversas ultrapassagens e grande equilíbrio, com várias rodadas e abandonos. Faltando uma volta para o final, em uma briga acirrada pela liderança da prova, Salustiano e Ruben Fontes bateram no final da reta, abrindo assim as portas para a primeira vitória de Fábio Carreira na temporada.
“Meu final de semana começou complicado e consegui apenas o quinto tempo na classificação. Meu carro não era muito rápido nas retas e, por isso, optei por fazer uma corrida mais tática é conseguir marcar pontos. Quando houve o choque entre o Salu e o Ruben, minha preocupação foi tênar sair ileso e terminar a prova. Felizmente deu tudo certo e é muito bom vencer”, explicou o vencedor da terceira etapa, que assumiu a vice-liderança da Copa Vicar.
Destaque do sábado, o pole position Galid Osman, da Scuderia 111 (Chevrolet), não conseguiu terminar a prova. Outro destaque foi o paulista Cássio Homem de Mello, que terminou em décimo lugar após ter caído para a 19ª posição. Piloto da Stock Jr. em 2007, o paulista acelerou forte neste domingo e mostra que tem tudo para dar trabalho aos mais experientes da Copa Vicar.
Com o resultado deste domingo, Paulo Salustiano continua na liderança da categoria, com 50 pontos, seguido por Fabio Carreira, com 47, Luiz Carreira Jr., com 40, Afonso Bastos, com 37, Diogo Pachenki, com 34. Vale lembrar que a Copa Vicar terá nove etapas até dezembro, com descarte dos dois piores resultados após as mesmas.
Resultado final da terceira etapa da Copa Vicar:
1º) Fabio Carreira (Mitsubishi, SP), 42 voltas em
40:52.988 (média de 157.17 km/h)
2º) Alan Hellmeister (Chevrolet, SP), a 0.809
3º) Luiz Carreira Jr. (Chevrolet, SP), a 4.980
4º) Afonso Bastos (Peugeot, SC), a 10.213
5º) Julyano Silveira (Mitsubishi, RN), a 20.378
6º) Daniel Landi (Peugeot, SP), a 20.402
7º) André Nicastro (Chevrolet, SP), a 21.893
8º) Rafael Daniel (Peugeot, SP), a 22.462
9º) Lico Kaesemodel (Mitsubishi, PR), a 23.985
10º) Cássio H de Mello (Peugeot, SP), a 24.665
11º) Diego Freitas (Mitsubishi, BA), a 25.614
12º) Renato Russo (Peugeot, SP), a 28.730
13º) Ronaldo Freitas (Mitsubishi, CE), a 48.958
14º) Cláudio Capparelli (Peugeot, RJ), a 52.538
15º) René Bauer (Chevrolet, SP), a 54.521
16º) Paulo Salustiano (Peugeot, SP), a 1 volta
17º) Ruben Fontes (Mitsubishi, GO), a 1 volta
18º) Eduardo Berlanda (Peugeot, SP), a 1 volta
19º) Wellington Justino (Mitsubishi, GO), a 3 voltas
20º) Galid Osman (Chevrolet, SP), a 6 voltas
21º) Gustavo Sondermann (Peugeot, SP), a 8 voltas
22º) Felipe Lapenna (Peugeot, SP), a 16 voltas
23º) Leandro Romera (Mitsubishi, SP), a 16 voltas
24º) Murilo Macedo (Peugeot, SP), a 18 voltas
25º) Alexandre Cunha (Peugeot, RJ), a 23 voltas
26º) Thiago Gonçalves (Peugeot, SP), a 25 voltas
27º) Rodrigo Navarro (Chevrolet, SP), a 33 voltas
28º) Renato Rattes (Chevrolet, SP), a 34 voltas
29º) Beto Giorgi (Mitsubishi, SP), a 34 voltas
30º) Jason Oliveira (Peugeot, SP), a 39 voltas
Melhor Volta: Galid Osman, 52.801
Patrick Gonçalves vence a 3ª etapa da Stock Jr.
Curitiba (PR) - O baiano Patrick Gonçalves foi o melhor da terceira etapa do Brasileiro de Stock Jr., realizada na manhã deste domingo no Autódromo Internacional Curitiba, em Pinhais. Patrick completou as 28 voltas no circuito paranaense com o tempo de 30min50seg924, com média de 133,80 km/h. O segundo lugar foi de Lucas Finger, do Paraná, 30min51seg019, enquanto o paulista Rafael Negrão, terminou em terceiro, 30min52seg313. Com os resultados deste domingo, a liderança está empatada entre Patrick Gonçalves e Lucas Finger, com 69 pontos, a terceira colocação esta com Pedro Boesel, com 45 pontos. O baiano também lidera a Classe Master, com 84 pontos, enquanto Marcelo Munhoz está em segundo, 49, e Rodrigo Barone em terceiro, 43. A próxima etapa da categoria de acesso da Copa Nextel será no dia 21 de junho, no circuito de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
Como vem acontecendo desde o início da temporada, as provas da Stock Jr. são marcadas por altos pegas e muita disputa por posições. No anel externo do Curitiba não foi diferente, e os pilotos deram um show para o público presente. Depois de vários momentos emocionantes, a prova só foi definida na abertura da última volta, quando Lucas Finger e Patrick Gonçalves vinham dividindo as curvas. A vitória por pequena diferença confirmou o equilíbrio da divisão de formação da Copa Nextel Stock Car, que ainda promete muita emoção nas oito etapas restantes.
O vencedor ressaltou a concentração em cada corrida. “Lá dentro do carro estamos muito concentrados na disputa e não sentimos a emoção que está se passando, é como se estivéssemos comendo um acarajé de tão tranqüilo que nos sentimos”, afirmou. Sobre a disputa, Patrick destacou que arriscou tudo para conseguir a vitória. “Fizemos uma prova de risco, eu poderia ter perdido a vitória nesta disputa. Mas estava disposto a tudo para ganhar essa prova”, completou o líder do campeonato.
Após abrir um segundo e meio depois da relargada da neutralização na metade da prova, Lucas Finger achou que já estava com a prova ganha. “Pensei que fosse ganhar fácil essa prova, mas nas ultimas quatro voltas o baiano (Patrick Gonçalves) veio chegando muito por causa do vácuo”, afirmou o piloto paranaense. “Essa é a segunda prova que perco na ultima volta”, finalizou o inconformado piloto.
Classificação da terceira etapa da Stock Jr. após 28 voltas:
1º) Patrick Gonçalves (*, BA), 27
voltas em 30:52.442 (média de 133.80
km/h)
2º) Lucas Finger (PR), a 0.091
3º) Rafael Negrão (SP), a 1.388
4º) Pedro Boesel (PR), a 1.722
5º) Fabio Fogaça (SP), a 2.623
6º) Marcelo Munhoz (*, SP), a 10.693
7º) Carlo Kain (*, SP), a 10.843
8º) Silvio Ramos (*, SP), a 13.889
9º) Leonardo Medrado (*, RJ), a 22.932
10º) Felipe Granzotto (SP), a 23.316
11º) Ana Lima (, SP), a 32.372
12º) João M Carvalho (*, SP), a 3 voltas
13º) Alessandro Xavier (*, PR), a 12
voltas
14º) Beto Cavaleiro (*, SP), a 13 voltas
15º) Felipe Leonardos (SP), a 15 voltas
16º) Daniel Pflaumer (SP), a 19 voltas
17º) Rodrigo Barone (*, SP), a 22 voltas
Melhor Volta: Rodrigo Barone, 1:01.592
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.
Departamento de
Comunicação da Copa
Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação -
Marcelo Eduardo Braga -
MTb 18324/João Francisco
Podboy Mtb 7443- PR


